This website was discontinued on 20/12/2022. Visit the new website at www.fct.pt.

Saltar navegação

News

15-06-2022

Scientific Conference on "R&D Programmes and Projects" on the 25th anniversary of FCT

(Only available in Portuguese)

A FCT, no âmbito do programa das comemorações dos seus 25 anos, que decorre ao longo deste ano, continua a promover em várias cidades conferências com a comunidade científica sobre as suas áreas de ação. Este mês de junho realiza-se a 6ª conferência, que é dedicada ao tema “Programas e Projetos de I&D”. A sessão terá lugar dia 23 de junho, a partir das 14h, na Aula Magna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real. O evento é presencial e de participação livre, mas requer inscrição prévia. O evento será também transmitido online e o programa já está disponível.

O financiamento de Projetos de I&D é uma das formas de apoio da FCT à comunidade científica nacional, respondendo à necessidade de promover e reforçar as competências das instituições científicas e tecnológicas e das suas respetivas equipas de investigação. Neste sentido, a FCT abre regularmente concursos para candidaturas a projetos de investigação em todas as áreas científicas, desde as ciências da vida e da saúde às ciências sociais e humanas, passando pelas engenharias, ciências exatas, ciências naturais e do ambiente.

A conferência na UTAD irá abrir com uma intervenção do Reitor da Universidade, Emídio Gomes, e da Presidente do Conselho Diretivo da FCT, Helena Pereira. Seguir-se-ão cinco intervenções sobre a temática em foco: Helena Pereira, Presidente do Conselho Diretivo da FCT, apresentará “Projetos de I&D: orientação estratégica e multidisciplinaridade”; Luisa Henriques, da FCT, falará sobre “Impacto e prioridades, as duas faces do financiamento de projetos de I&D”; João Ferrão, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, abordará a “Valorização da dinâmica territorial”; José Paulo Esperança, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da FCT, abordará a questão dos “Benefícios dos projetos de investigação – sociedade e economia”; e Berta Gonçalves, da UTAD, apresentará “Impacte de um projeto FCT na fileira da cereja”. 

A segunda parte da sessão contará com uma mesa de discussão intitulada “O papel dos projetos de I&D na ciência e no desenvolvimento”, moderada por Eduardo Rosa (UTAD) e uma intervenção inicial de Isabel Carvalho (FCT). Entre os participantes na mesa incluem-se Carlos Fonseca (Forestwise), José Alberto Pereira (Instituto Politécnico de Bragança), Helena Canhão (Nova Medical School), Célia Cabral (Universidade de Coimbra) e Paulo Correia-de-Sá (ICBAS-Universidade do Porto). A intervenção de encerramento será feita por Pedro Teixeira, Secretário de Estado para o Ensino Superior.

O programa completo da sessão pode ser consultado na página das comemorações dos 25 anos da FCT, onde estão também disponíveis as gravações das sessões anteriores, dedicadas aos temas "25 anos da FCT na Ciência: Oportunidades e Desafios", “Formação Avançada e Doutoramentos", “Emprego Científico e Carreiras Científicas”, “Instituições Científicas” e “As Mulheres na Ciência”.

News archive ›